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quinta-feira, 10 de maio de 2012

Visita de Estudo à ETAR de Chaves e RESINORTE

No passado dia 18 de abril as turmas A e B do 8º ano e as turmas PIEF – Programa de Integração Educação e Formação (9º C e D) visitaram as instalações da ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais – de Chaves e as instalações da RESINORTE – Polo do Alto Tâmega em Boticas.
Esta visita de estudo teve como objetivos fundamentais a sensibilização para a problemática da sustentabilidade ambiental; conhecer estruturas ligadas à gestão e tratamento de resíduos sólidos e líquidos e promover a mudança de comportamentos.
As ETAR’s têm como objetivo fundamental o tratamento das águas residuais produzidas pelas populações, permitindo uma possível reutilização destas.
A ETAR de Chaves foi inaugurada no dia 26 de março de 2010 pelas Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (AdTMAD). Esta ETAR tem capacidade para tratar 17 000 m3 por dia de efluente doméstico servindo as populações de 12 freguesias do concelho, o equivalente populacional de cerca de 58.000 habitantes.
À ETAR fomos saber como eram os processos de tratamento de água.” (Rui).
Na ETAR de Chaves, o tratamento das águas residuais ocorre em duas fases, a líquida e a sólida ou tratamento de lamas. O processo de tratamento é controlado utilizando um programa informático que deixou os alunos abismados, “como é possível um PC fazer isto tudo?” (Brayer). A engenheira do ambiente Marisa Santos explicou aos alunos e professores todos os processos que levam ao tratamento das águas residuais e como funcionam os equipamentos utilizados. “Fiquei admirado com aquelas máquinas todas.” (Tiago).
A fase líquida compreende o Tratamento Preliminar, Tratamento Secundário, Desinfeção Final e Desinfeção da Água de Serviço. A fase sólida é composta pelo Espessamento de Lamas e Desidratação de Lamas
Durante o Tratamento Preliminar ocorre remoção de resíduos sólidos grosseiros flutuantes e sedimentáveis, de maiores dimensões (gradagem), remoção de areias (desarenação) e remoção de gorduras (desengorduramento). As gorduras são tratadas biologicamente através de hidrólise e oxidação em equipamento apropriado.
O Tratamento Secundário consiste num processo biológico de tratamento por lamas ativadas que se divide em três etapas, a Admissão e Tratamento de Água, Decantação e Esvaziamento. Durante a primeira etapa a água bruta é sujeita a arejamento para que ocorra oxidação e nitrificação e dá-se a recirculação de lamas para um equipamento denominado selector que inibe o crescimento de bactérias filamentosas melhorando a decantação das lamas. Na decantação a água tratada é separada da lama. Durante o esvaziamento a água é evacuada e são extraídas as lamas em excesso num processo que otimiza tanto o consumo energético como as reações biológicas.
A desinfeção final é feita num sistema compacto de desinfeção por ultravioleta. A água reaproveitada é denominada água de serviço (pode ser reutilizada) e a sua desinfeção é, também, realizada por ultravioleta.
A fase sólida, durante a qual se recolhem as lamas resultantes dos processos da fase líquida, compreende o Espessamento de Lamas e a Desidratação de Lamas. As lamas resultantes do processo de tratamento são posteriormente encaminhadas para valorização orgânica.

Após a visita à ETAR, os alunos e professores foram até às margens do Rio Tâmega saborear a bela paisagem e tirar fotos. “Gostei do passeio junto ao rio, tinha paisagens muito bonitas; gostei de ver a água clara e limpa. Naquela bonita paisagem aproveitamos para tirar umas fotos.” (Magno).

Antes do almoço fez-se uma pequena caminhada no local onde será instalado o futuro Parque Aventura de Boticas. Nesta zona passa o Rio Beça, afluente do Tâmega, e pode ver-se um moinho, uma cascata e uma ponte medieval. Esta ponte foi classificada como Imóvel de Interesse Público, sendo a maior e mais bem conservada ponte medieval da antiga Terra do Barroso. 

Como estava a chover, o almoço foi na Escola de Boticas, onde “fomos bem recebidos” (Magno). Os alunos aproveitaram para conviver, “gostei de almoçar com os meus colegas” (Brayer).


Na parte da tarde visitaram-se as instalações do Polo do Alto Tâmega da RESINORTE.
A RESINORTE - Valorização e tratamento de resíduos sólidos, S. A. - é uma empresa que funciona como um sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Norte Central e foi constituída a 20 de Outubro de 2009. O polo do Alto Tâmega serve os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
Os camiões do lixo chegam carregados à zona de receção e são pesados numa báscula (balança), um funcionário indica a matrícula, o tipo de material transportado e a sua proveniência e, depois de descarregado, o camião, é novamente pesado.
Os resíduos provenientes da recolha seletiva de recolha porta a porta e dos ecocentros são descarregados e com a ajuda de um empilhador o material é colocado num tapete que o transporta para a mesa de triagem. Nesta mesa (tapete rolante) há funcionários especializados que separam manualmente os resíduos que podem ser reciclados. Os materiais que não servem para reciclar continuam no tapete e vão cair num contentor de refugo. “Os resíduos que não dão para separar são encaminhados para o aterro” (Paulo). O vidro é o único material que segue diretamente para reciclagem. Alguns materiais, como os metais ferrosos (ex: ferro, aço), são separados pela ação mecânica de um eletroíman. Após o processo de separação atrás descrito os resíduos são prensados, enfardados e enviados para as indústrias recicladoras. “Uma das coisas que não gostei foi perceber que ainda há muita gente sem fazer a separação” (Magno).
Os resíduos urbanos indiferenciados (cerca de 50% dos resíduos produzidos) recolhidos porta a porta são colocados em aterro sanitário. O aterro sanitário é uma instalação construída com critérios específicos ambientais e de engenharia, nomeadamente quanto à impermeabilização dos solos. O aterro “estava previsto encher em 2014 mas como agora há mais organização e aproveitamento de resíduos durará muito mais tempo” (Cláudio). “Gostei muito de ver o aterro muito grande, nunca pensei que fosse assim” (Tiago). 

A viagem foi feita em autocarros com motoristas “divertidos, deram-nos um pouco de liberdade dentro da camioneta, mas não podíamos abusar” (Magno). “Na camioneta conversamos, brincamos, ouvimos música (Miguel), foi fixe, gostei de estar com o pessoal da turma (Alberto).
A visita de estudo foi bastante proveitosa em termos de conhecimento mas também em termos de convívio, “foi divertido e cansativo” (Sofia).


Curiosidades:
- A reciclagem de uma tonelada de resíduos de madeira evita o abate de 40 árvores. A reciclagem salva árvores, poupa o solo e conserva o espaço nos aterros.
- Uma pilha pode ficar 100 anos a lançar contaminantes, como o mercúrio, para o meio ambiente.
 - Os resíduos de embalagens de alumínio, demoram cerca de um século até se degradarem por completo. As embalagens de metal transformam-se em trotinetas, bicicletas, peças para automóveis, aviões, ... O alumínio obtido a partir de embalagens usadas consome apenas 5% da energia necessária na produção de alumínio a partir de matérias-primas minerais.
- Por cada lar que recicla o seu jornal diário, são cinco as árvores poupadas por ano.
A produção de papel reciclado consome duas a três vezes menos energia que a produção de papel a partir da fibra vegetal.
- A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas. Por cada tonelada de vidro usado incluída no fabrico de vidro poupam-se 1,2 toneladas de matérias-primas originais.
- Muitos objetos usados diariamente, como vasos, cabides e vestuário, são feitos a partir de esferovite reciclado.
- Por cada 100 toneladas de plástico reciclado evita-se a extração de uma tonelada de petróleo. As embalagens de PEAD (embalagens de detergente da loiça ou da máquina) após reciclagem transformam-se em tubos, molduras de janelas ou solas para calçado.
- Os legos são feitos através de filme plástico (sacos de plástico, plástico que envolve os pacotes de leite).

Notícia elaborada por Sandra Pinho utilizando os relatórios dos alunos do 9º C e consultando os seguintes sites:










1 comentário:

  1. Que atentos que estavam os meninos! Muito bem... Assim é que gostamos de os ver: a APRENDER.
    Prof. Sílvia.

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